As recolhas para encontrar um dador de medula para Marta vão estender-se a todo o País. Depois de na semana passada, mais de seis mil pessoas se terem inscrito no Registo Português de Medula Óssea (CEDACE), para testar a sua compatibilidade com a menina de quatro anos que sofre de leucemia.Além dos hospitais e centros de histocompatibilidade que fazem testes, as brigadas móveis vão deslocar-se, durante o mês de Maio, a diversas escolas, juntas de freguesia, universidades e outros espaços públicos. Estas iniciativas acontecem depois dos diversos apelos feitos na página de apoio à Marta no Facebook, por pessoas que vivem fora de Lisboa e querem doar medula.
Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Covilhã e Castelo Branco são algumas das cidades onde vão estar equipas de recolha de amostras, segundo indica ao DN, Maria João Dray, tia da Marta.
Para dar resposta ao aumento do volume de inscritos no CEDACE foi dada formação a enfermeiros externos. Apesar de toda a onda de solidariedade, ainda não se sabe se existe alguém compatível com a menina, que na próxima semana faz cinco anos. A recolha de amostras e o cruzamento de compatibilidades demora em média um mês e meio.
Fonte: Diário de Notícias
0 comentários:
Enviar um comentário