Dos três dadores compatíveis com Marta, a criança de cinco anos que tem leucemia e que levou milhares de pessoas a oferecer ajuda, o escolhido para o transplante foi o português, apurou o DN junto de fonte ligada à família. Os outros dadores eram um espanhol e um norte-americano encontrados em bancos internacionais.
Até ao final do mês, Marta será internada no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa para ser submetida ao transplante de medula óssea. A tia da menina adiantou ao DN que a criança "está muito bem-disposta" e que "já recuperou o peso perdido durante os tratamentos".
O internamento com vista ao transplante vai acontecer entre os dias 20 e 30. Por enquanto, "a Marta vai todos os dias ao hospital e tem tomado a medicação, estando a reagir muito bem", conta Maria João Drey. A família já está preparada para a longa recuperação da menina, que será de um ano. "Temos muita esperança que tudo corra bem", diz Maria João Drey.
Apesar de já ter encontrado um dador compatível, o movimento de apoio que a família de Marta criou na rede social online Facebook continua a receber milhares de mensagens de apoio e a divulgar acções de registo de novos dadores. "Temos de continuar a procurar dadores para todos aqueles que não tiveram a mesma sorte que a Marta", sublinha a tia da criança, lembrando o caso de Teresa, a jovem de 17 anos que continua à procura de um dador compatível.
Fonte: Diário de Notícias 07-07-2009
0 comentários:
Enviar um comentário