SOL Incentiva doacções

23/02/2010
Seja dador de Medula

Em parceria com o Centro de Histocompatibilidade do Sul, o SOL realizou uma campanha de recolha de sangue, nas instalações do jornal, para promover a importância de se ser dador de medula óssea.

Na iniciativa, das 45 pessoas inscritas, 33 pessoas podem vir a salvar uma vida. As doenças crónicas ou transfusões condicionaram os voluntários candidatos a dadores.

Para ser dador voluntário de medula óssea basta ser saudável, ter entre 18 e 45 anos, nunca ter recebido uma transfusão de sangue e pesar mais de 50 quilos. Se cumprir esses requisitos deve transmitir a sua vontade ao Centro Nacional de Dadores de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE). Mais informações em http://www.chsul.pt/web/

Apesar de em Portugal existirem 182.445 dadores de medula, a probabilidade e encontrar um doador é muito reduzida (uma em 10 mil). Assim, quantos mais dadores existirem, maiores são as probabilidades de o doente encontrar alguém que seja compatível.

O transplante de medula é um «procedimento simples e sem riscos para quem faz a doação», garantiu ao SOL o director clínico do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, Nuno Miranda. Os riscos deste tipo de intervenção somente dizem respeito ao doente. No entanto, para muitos, o transplante é a única esperança.

Fonte: Edição do Jornal "SOL", 23 de Fevereiro 2010
http://sol.sapo.pt/Solidariedade/Noticias/Interior.aspx?content_id=163694&tab=community

0 comentários:

Enviar um comentário