
O investigador Nuno Rodrigues dos Santos, do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural (CBME) da UAlg, integrado no Laboratório Associado Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia (IBB), acaba de receber uma bolsa Terry Fox no valor de 15.000 euros.
Com esta bolsa, atribuída pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRS-LPCC) e pela Embaixada do Canadá, que organiza em Portugal a Corrida Terry Fox, o investigador vai continuar a estudar a interacção entre células normais e cancerígenas no contexto da leucemia aguda de linfócitos T. Este cancro tem a sua origem no timo, órgão onde os linfócitos T (um tipo de glóbulos brancos) crescem e amadurecem, afecta sobretudo crianças e adolescentes e é de progressão rápida.
“Estou muito grato à Liga Portuguesa Contra o Cancro, à Embaixada do Canadá e à Fundação Terry Fox pela atribuição desta bolsa. Além de se tratar de um reconhecimento da qualidade do trabalho já produzido até aqui em torno da leucemia aguda de linfócitos T, será uma ajuda preciosa para continuar a explorar os mecanismos moleculares que estão na origem desta patologia”, explica Nuno Rodrigues dos Santos. Na UAlg desde 2008 ao abrigo do Programa Ciência 2007, o investigador tem vindo a debruçar-se sobre a doença desde 2000. Nessa altura ingressou no Instituto Curie (França), justamente para estudar este tipo de leucemia, logo após ter completado o seu doutoramento em Oncobiologia na Universidade de Nijmegen, nos Países Baixos.
Esta é a segunda vez que um investigador do IBB/CBME da UAlg é distinguido com uma bolsa Terry Fox. Antes de Nuno Rodrigues dos Santos, que centra a sua investigação na leucemia aguda de linfócitos T, foi a vez da estudante de pós-doutoramento Ana Luísa Martins Ferreira, orientada no IBB/CBME pela Prof.ª Maria José Castro, que em 2006 viu o seu trabalho distinguido pela LPCC e pela Embaixada do Canadá, recebendo uma bolsa Terry Fox para estudar a aplicação de novas técnicas de diagnóstico na área da Oncologia.
Fonte: APLL (Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas), 20 Março 2009
0 comentários:
Enviar um comentário